terça-feira, 23 de outubro de 2012

A utopia chamada PAZ!

Ontem (21/10/12) meu irmão (não de sangue, mas from the heart, cachorra, kkkkk) postou um vídeo em sua página no facebook com uma legenda "Yes... I do believe"

O vídeo acima nos trás uma bela mensagem filosófica sobre a paz, narrada por ninguém menos que Charles Chaplin, o vídeo diz que para a paz ser alcançada basta apenas unirmo-nos. Minha resposta ao seu post foi uma frase dita por Tomas Jefferson: "Peace is that brief glorious moment in history, when everybody stands around reloading.'', em uma tradução livre significa: "Paz,  é aquele curto e glorioso momento na história em que todos param para recarregar." as mensagens em resposta foram as seguintes: 

"PUTA: Por favor né puta.. tenta uma vez não pensar em armas.. kkkkkkkkk

Ricardo Mello de Andrade: não é pensar em armas, é não ser utópico, a paz meu brotha, é infelizmente, utópica...

PUTA: Utópica para aqueles que nao acreditam , tudo bem que nesse mundo nosso a situação é utópica , mas eu acho q a geração de agora pode ser uma esperança no futuro... como vc pode ver no próprio discurso do Chaplin , acho q um dia isso ainda vai acontecer ou pelo menos tentarei ajudar para que aconteça

Ricardo Mello de Andrade: Cachorra, se o futuro depender da nossa geração, o futuro está perdido! Um ou dois não adianta nada, tem que ter uma conscientização universal para a paz reinar, e a conscientização universal é uma situação sim utópica... Cada um pensa de um jeito, cada um tem sua religião, e entendimento político diferenciado dos outros, uns querem mais dinheiro, outros não se importam, uns querem estudo, e outros não querem nada com o mesmo, uns são médicos voluntários na Africa, outros são médicos que cobram 900 reais a consulta e se vc precisar deles e não tiver o dinheiro, vai morrer querendo a consulta... O mundo é assim, o que temos que fazer é a nossa parte, e tentarmos viver em paz com as pessoas ao nosso redor, protegendo-os dos males que podemos defender, e ser sempre honestos com os outros, e mesmo assim não conseguiremos viver em paz total."

E a questão, infelizmente, é exatamente essa, é impossível confiar em uma geração para governar o futuro, sendo essa a minha geração, geração que não possui um minimo de cultura necessária para tal, um mínimo de conhecimento político para tentar liderar um país, uma geração que ao invés de tentar melhorar o país quer piora-lo, já ouvi de amigos muito próximos as seguintes palavras: "Minha amiga me disse uma coisa e eu concordei com ela, ao invés de ficarmos reclamando tanto dos políticos, deveríamos parar de reclamar e..." (nesse momento pensei que ele falaria o óbvio, que seria terminar a frase com "agirmos" mas o que se seguiu foi assustador.) "... entrar para a política e fazer a mesma coisa que eles fazem." Isso foi assustador de se escutar, principalmente vindo de um amigo muito próximo que possui curso superior, mora na zona sul da cidade e não é ignorante, é absurdamente assustador, outro amigo disse outra coisa quando eu lhe contei sobre um caso de um policial que é meu conhecido e recusou mais de R$50.000 além de um carro zero para liberar um traficante e o processou além de tudo por tentativa de suborno, esse meu amigo falou: "Umas coisas dessas não acontecem comigo, imagina CINQUENTA MIL REAIS, eu faria a festa, não pensaria nem duas vezes." É assustador pois essa pessoa era da minha sala na faculdade. E agora eu lhe pergunto, COMO confiar em uma população que pensa assim. 
É aterrorizante imaginar algumas dessas pessoas nos governando, e o pior é saber que a culpa disso tudo é da mídia, a mesma mídia que quando o governo militar estava no poder, ela fez de tudo para informar a população sobre o que acontecia, e que com muito custo conseguiu uma mobilização geral da nação tirando do poder então os militares, e abrindo os votos para todos.

Nesse ano de 2012 está acontecendo o julgamento MAIS importante da história de nosso país, NUNCA, eu disse, NUNCA, em toda a nossa história políticos da mais alta esfera do poder foram denunciados, desmascarados, julgados e ao que segue serão julgados, por crimes como corrupção ativa, formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro entre outras, mas eu lhes garanto que se perguntar a QUALQUER pessoa nas ruas de qualquer estado ou cidade do país, eles saberão lhes responder quem matou o Max na novela Avenida Brasil. Muitos saberão também vão te dizer quanto o ex jogador de futebol Ronaldo "Fenômeno" está recebendo para participar do quadro do fantástico "Medida Certa".

E a culpa disso, na minha opinião, vem de dois lados, 1º da mídia, que nos manipula fazendo-nos acreditar em tudo o que falam, empurrando-nos noticias absurdas, idiotas e inúteis, pois ao meu ver a mídia é controlado pelo governo corrupto e esse não quer que a população fique a par dos assuntos que são verdadeiramente importantes. E em outra parte, por mais que não acreditem, vem das músicas que essa nova geração vem escutando, chega a ser repugnante saber que as músicas de mais sucesso hoje em dia não possuem mais do que duas ou três frases diferentes, e que em uma música de 3 ou 4 minutos essas mesmas frases se repetem, sendo que essas frases não contêm nenhum tipo de mensagem, seja em protesto a situação em que vivemos, ou quem sabe, talvez, falando algum sentimento como as músicas eram antigamente,  não, as músicas hoje em dia falam de cinco coisas, sexo, dinheiro, drogas, ódio às autoridades e carro. Principalmente em sexo, dinheiro e drogas. Não podemos nos esquecer que músicas de cantores/compositores como Renato Russo (Que país é Esse?), Caetano Veloso (Roda Viva), entre outros tão aclamados moveram multidões às ruas para protestar contra a situação que viviam em sua época. Hoje em dia se formos usar música de protesto, elas são dos mesmos cantores de 20,30,40,50 anos atrás. Dos últimos anos para cá vivemos uma queda livre sem freio da música brasileira, o pior é que ninguém enxerga, afinal de contas o brasileiro gosta mesmo é de FESTA, porque se a música for boa para dançar e "pegÁ muiÉ" na festa está bom, não precisamos de mais nada, e o brasileiro é assim, burro!

E a pergunta sobre a paz paira no ar novamente, "A paz é possível?" do meu ponto de vista? Infelizmente ela é utópica, ela é inatingível, para que a paz seja alcançada, seria necessário, como eu disse la em cima, uma mobilização geral da população mundial, todos teriam que parar de ser egoístas, desonestos, parar de olhar para "o próprio umbigo" e passar a ser do bem. Como acreditar nisso se pessoas quando acham um celular caido não tem a capacidade de ao menos TENTAR encontrar o verdadeiro dono? Pior ainda é saber que um amigo seu, que mora em uma bairro nobre de sua cidade que nao precisa fazer tal coisa para ganhar dinheiro, fez tal coisa. A minha assertiva continua, se o futuro depender de nossa geração meu amigo, o futuro está perdido. Ao longo da história a paz vem sido almejada por todas as civilizações, civilizações essas hoje já extintas, creio que a paz tem sido almejada desde quando o homem começou a pensar, mas infelizmente nunca foi alcançada e nos dias de hoje pensar que poderá finalmente ser  atingida, me desculpe, mas é ser muito surrealista e otimista.

Há um autor latino que um dia escreveu a seguinte frase: "Si vis Pacem, Para Bellum." que significa: "Se queres paz, prepara-te para a guerra.". E essa é infelizmente a verdade, para que algum tipo de paz seja alcançada é necessária a guerra, seja essa guerra para tirar do poder líderes totalitaristas, ou seja essa guerra para se conseguir um preço melhor no petróleo, haverá a paz, pelo menos para um dos lados no final do conflito.

O que podemos fazer para alcançar a paz, é, ao menos, tentarmos fazer o bem ao próximo, e por mais que o mundo nosdiga que estamos errados, que quem faz tudo certo só perde, não se deixar abalar, pois essas pessoas, de fato, jamais terão a verdadeira paz. Para se alcançar a paz, é necessário que protejamos de todas as maneiras possíveis nossos amigos e entes queridos de todo e qualquer mal que lhes aflija. Há uma tirinha que gosto muito pois explica exatamente o que eu faria por algum ente amado, ou um grande e verdadeiro amigo/irmão:

Na minha opinião, paz não é aquilo que um dia toda a população alcançará junta, e nunca mais haverá guerras, mortes, genocídios por motivos fúteis. Paz é aquilo que cada um sente dentro de si. Paz é quando cada um está de bem consigo mesmo e tem a consciência limpa que fez sua parte para ao menos TENTAR melhorar o mundo em que vivemos. Isso sim é a verdadeira paz, e infelizmente a única que o ser humano será capaz de algum dia atingir.

----

TLDR Fuck you!

5 comentários:

  1. É cara, seu círculo de amigos não tá muito bom não... Falando por mim, digo que se eu perguntasse quem matou Max 2/3 dos meus amigos (eu incluso) não saberiam responder e 1/4 desses me perguntariam "Max?". Você se contradiz quando diz que nossa geração não tem salvação dizendo que até mesmo uma pessoa próxima de você disse que aceitaria R$50k de suborno numa boa, se esquecendo do policial que você usou como exemplo que recusou essa quantia, também numa boa... O que eu estou tentando dizer é que EXISTEM pessoas boas e elas são muitas! Porém você não conhece essas pessoas porque elas não aparecem na "grande mídia" (que aparentemente é a única que você conhece), que faz notícia pra dar ibope. Sobre a "queda sem freio na qualidade da música brasileira", novamente você só está vendo o que a "grande mídia" mostra, não está sabendo onde procurar. Existem trocendo artistas brasileiros atuais(!) que cantam músicas boas: Ana Carolina, Maria Gadu, Zélia Duncam, Nando Reis, entre muitos outros que eu não to lembrando agora. E você acha que antigamente não existia nenhum artista ruim? O que acontece é que o que é ruim fica pra trás (com uma velocidade espantosa) e só fica o que é bom, ou você acha que NX Zero ainda tem o número de fãns que tinha há alguns anos?

    Antigamente seria considerado utópico dizer que "um dia eu vou poder dizer que Deus não existe sem ser queimado (literalmente) pela igreja!". Então realmente, "tire a cabeça do cu" e veja as coisas que acontecem ao seu redor antes de escrever esse tanto de merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronin, discordo da sua opinião, você está se prendendo ao seu grupo de amigos, amigos universitários federais que mesmo se quiserem muitos, se não a maioria, não tem tempo de ver novelas e esse tipo de besteira, ou simplesmente não tem o menor interesse, mas se isso for mentira me corrija. Você está se esquecendo que no Brasil existem mais de 190 milhões de pessoas (de acordo com o IBGE em 2010) e que o seu grupo de amigos não representa nem uma fração da quantidade total de brasileiros, não posso dizer que a maioria da população é desinformada, mas grande parte dela se baseia na mídia para tomar suas decisões, quer exemplo mais prático do que a eleição ex presidente Collor e a queda do mesmo?... É ÓBVIO que existem bons cantores hoje em dia, mas não se dá o mesmo valor que se dava a eles como acontecia nos anos 80,90, e anteriores. Os músicos ruins ficam para trás sim, mas eles estão aparecendo de maneira estrondosa, na medida que some um da mídia já temos mais 50 novos... Não disse que não existem pessoas boas, só disse que elas são a minoria. Os veículos de mídia e TV aberta em nosso país são controladores sim, e você, assim como eu, sabe disso, e se esquece que a maioria da população não tem acesso a outro tipo de notícia se não as que são empurradas à elas guela abixo pela TV aberta. Não é todo mundo que tem internet e pode acessar outro tipo de jornal, blog ou o que quer que seja que passe informação útil, a maioria assiste globo e se contenta com o que veem...

      Não tenho a "cabeça enfiada no cu", para falar a verdade nem entendi essa expressão e apaguei o comentário da pessoa que não teve coragem de mostrar a cara, mas muito menos estou falando merda.

      Excluir
    2. E não há como comparar a igreja com essa situação, antigamente não existia a ciência direito, e a medida que a mesma foi evoluindo a igreja foi obrigada a baixar a bola e respeitar a opinião dos ateus e agnósticos, e mesmo assim ainda hoje a igreja diz que quem não acredita em Deus/Jesus irá para o inferno, para esses não há salvação, a diferença é que antigamente eles mesmos queimavam as pessoas, hoje prometem que algum ser maligno irá queima-lo, e por toda a eternidade...

      Excluir
    3. Eu me baseei no meu grupo do amigos tanto quanto você no seu, e,realmente, eles não tem o menor interesse em novelas.
      Sobre a maioria se basear na mídia para tomar decisões, é verdade, mas se as coisas melhoraram conforme o tempo passou (a igreja católica não queima ninguém faz anos!) significa que essa maioria queira ou não, as coisas mudam e quem faz essa mudança, por mais que seja de forma lenta, são as pessoas boas, ou as, pelo menos, conscientes. Mudanças as quais têm acontecido com mais frequência ultimamente (Ou você não tem visto os protestos contra o governo por toda a europa? Acho que a "grande mídia" não tem mostrado tanto isso...), o que indica que esse número de pessoas conscientes tem também aumentado. Quando eu digo que você está falando merda digo porque você está se baseando no grupo de pessoas que não faz nada para as coisas melhorarem e não no pequeno mas importante grupo das pessoas que agem.
      Btw, se declarar orgulhosamente de preconceituoso e intolerante musical já derruba boa parte de qualquer argumentação sua, afinal, desde quando preconceito e intolerância são lógicos? Lógica é e sempre foi importante em um argumento.

      Excluir
    4. Eu não me baseei totalmente em meu grupo de amigos, baseei neles para dar exemplos próximos, mas você sabe muito bem que quando falo que muita mas muita gente mesmo é desonesta estou correto, como eu já disse, sei que existem pessoas honestas, mas o número em que elas estão, não está fazendo diferença. Hoje em dia quem quer mudança si do país e vai trabalhar fora, não aguenta viver aqui, vai para um país mais desenvolvido, intelectualmente, e economicamente... As revoltas na Europa eu estou vendo sim, população botando fogo em seus países EXIGINDO melhorias, mas em questão ao nosso país você acredita que a nossa geração vai fazer algo do tipo? Porque para mim, ela está acomodada assim como a antiga que nem forças mais para protestar tem... As mudanças estão vindo a passos de tartaruga, se continuar desse jeito as grandes mudanças que você fala só chegaram com eficacia daqui a muuuuuuuuuuuuuuuitos anos, anos esses que nem eu nem você estaremos presentes, e a única coisa que poderemos fazer é educar nossos filhos para que eles possam do mesmo jeito tentar mudar algo.

      Excluir